Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

17 de jun de 2010

Vídeo LIBRAS HK

Este é o 1º vídeo do nosso projeto, "Nas Ondas do Vídeo - Vìdeo LIBRAS HK", está sendo a realização de um sonho!!! Há alguns anos atrás, quando num curso para POIES, conheci o Prof. Carlos da "Nas ondas do Rádio", achei o projeto de rádio tão legal, e impossível de ser realizado numa escola de surdos como a nossa... Comecei a sonhar com uma "Rádio Visual", ou seja, fazer um programa todo em LIBRAS e visual, para q os nossos alunos pudessem assistir durante o horário de recreio! Várias pessoas apostaram na idéia...O Secretário da Educação, Alexandre Schneider, sempre de olho nas novidades , apoiou de imediato, a nossa diretora Mônica Amoroso, deu a maior força, todos na escola se colocaram a disposição, as Profªs Sandra Farah e Moryse Saruta, puseram a mão na massa e nossos brilhantes alunos monitores se envolveram profundamente! Aqui está o resultado... singelo, mas acredito q seja o embrião de um grande movimento!
OBRIGADA a todos!!!!
POIE Mônica Conforto Gargalaka

3 comentários:

Adriana disse...

Ola Mônica, simplesmente magnifico, vi o vídeo a não poderia deixar de registrar aqui no comentário parabenizando a todos pelo trabalho, realmente o desafio é para quem tem muita competência e é implicada com a educação como você e sua equipe.

Abraços e mais uma vez parabéns.

Adriana POIE EMEI Cadu e Bem Aventurado

Vi Vi disse...

Sou professora da EMEF Prof Franklin Augusto de Moura Campos e amei o blog. Sinto-me privilegiada em poder seguí-los. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela inciativa de utilizar a mídia para registro do processo de aprendizagem. Muitas descobertas serão feitas por meio da linguagem visual. Parabéns POIE Monica, SMEDOTIE fica orgulhosa do projeto da EMEE.
Um abraço, Denise M. G, Del Grandi