Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

12 de nov. de 2010

FESTIVAL DE CURTA METRAGEM

Durante este ano, nossos alunos e professores produziram vários filmes de Curta Metragem.
Os três primeiros foram produzidos para apresentar no I Festival de Curta Metragem da DRE Ipiranga "Imagens da Convivência" e o último em parceria com a ONG "Nossa Tela".
Agradecemos a todos que se envolveram nesses projetos: Equipe técnica, Professores, Alunos, todos da Equipe do Projeto Vídeo LIBRAS HK, ao amigo Nelson Magagna Filho (sempre animado e cheio de idéias!), às queridas Formadoras e amigas da Equipe de Informática da DRE-IP, ao amigo Carlos do Programa nas Ondas do Rádio, ao Prof. Dr. Mesac R. Silveira Jr (que nos "iniciou" na Sétima Arte!), e ao pessoal da Nossa Tela, em especial ao Wilq Vicente, que nos deu dicas valiosas...
Assista e divirta-se!

Filme: Brincar... Imaginar...Num Ambiente Singular!

Filme: Direitos

Filme: Filhos do Silêncio...

Filme: Um Mistério na Escola...

20 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente The Best. Valeu a pena todo esforço e dedicação dos alunos e professores envolvidos nos projetos. um abraço sinalizado a todos...Ana Claudia

Nelson Magagna Filho disse...

Pessoal, o filme sobre o índio na escola ficou muito bom. Bem construido, abertura e encerramento bem feitinhos. Efeitos sonoros. Condução da história. Em um breve espaço de tempo deram o recado. Parabéns.

monica amoroso disse...

Que orgulho ser diretora da EMEE Helen Keller!!Alunos e professores nota 1.000!!! Parabéns pelo trabalho.

Sandra Farah disse...

UAU!!!Super feliz pelo trabalho realizado pela Equipe Video Libras HK!!Esta é uma parte do que foi produzido,tem ainda as reportagens externas de eventos e as edições de todas atividades pedagógicas desenvolvidas na HK em 2010.Meu agradecimento especial aos parceiros Ari,Mônica e Moryse.
2011 promete...Sandra Farah

Mesac Silveira disse...

Muito me orgulho de ter sido parceiro nessa caminhada cheia de imagens, sons, habilidades e afetos. Abraço a todos. Mesac

Regina Celi disse...

Nossa, ficou mesmo bárbaro, olhem quantos artistas escondidos heim?Parabéns a todos!!!

Renato disse...

Puxa, parabéns a todos pelo trabalho! Os vídeos ficaram excelentes. Abraços, RKS

Shirley disse...

Adorei o trabalho da equipe HK e fiquei curiosa para ver as fotos que os alunos estão vendo no album.

Uma história e tanto,gostaria muito de saber o que os alunos colocaram sobre a espiritualidade, pois uma questão da mesa citada por Allan Kardec (houve um estudo em questão?)interessante.

E sobre a espiritualidade da existencia de que a vida continua.O que os alunos dizem sobre o assunto?
Eles sente que realmente há espiritos na escola?

Shirley Vilhalva

Claudiankc disse...

Muitooooo legal!! É gratificante ver os resultados depois de muito trabalho e esforço, vocês estão de parabéns, professores e alunos do HK!!! É um orgulho fazer parte desta família!! Beijos Cláudia

Anônimo disse...

Educadores e alunos da Helen Keller!
Queremos parabenizar, a você Mônica(POIE) e a Diretora, Mônica, por esta Mostra de Vídeos. Os alunos se apropriaram de habilidades necessárias para sua formação individual, social e profissional. Ficamos muito felizes, pois sabemos que contribuimos com esse processo de aprendizagem através de nossos encontros de SME WEB FORMAÇÃO(SME/DRE), da parceria com Mesac e do Programa Nas Ondas do Rádio. Ficamos impressionadas com a qualidade dos vídeos e a postura dos alunos.
Abraços a todos vocês.
Equipe de Informática(DRE-IP)

Anônimo disse...

Eu vi o filme qualquer jeitos muito bom eu gosto muito...

Unknown disse...

eu gosto muito de passoas fez trabalho pra força parabens um bjso

Unknown disse...

gosta fez pessoa trabalha amigao muita lagel

Unknown disse...

foi muito legal eu adorei pessoal parabens nota 100 pra vcs ???

Unknown disse...

muito legal eu ver filma muito era hk ela morte ???

Unknown disse...

eu gostei o filme muito legal...

Unknown disse...

eu gostei o filme muito legal...

uendel disse...

Eu estou mto feliz

Parabéns....

Unknown disse...

eu estou é muitos legal bonitas
india de aluno crianças no bom
trabalhos curoso fiama,uendel,david,sandra,moinca...

Rosana Magnani disse...

Achei simplesmente ótimos . Parabéns Monica e sua equipe.