Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

15 de ago de 2014

BIKEXOTE...crianças, bicicletas e boas ideias!!


 Com muita alegria, recebemos a proposta de uma parceria com nossos vizinhos educadores do Projeto Quixote, uma ONG que aposta na arte na educação e na saúde como formas de aproximação e criação de vínculos com jovens 
em situação de risco.


A partir da doação de bicicletas realizada pela Empresa PWC para a ONG, a equipe de educadores do Projeto Quixote criou o BIKEXOTE, um conjunto de atividades e intervenções que teve por finalidade promover a reflexão, de diferentes grupos de crianças, sobre o ciclismo seguro e a mobilidade urbana 
na cidade de São Paulo.
 Para nossa sorte, fomos o último grupo escolhido para realização deste projeto!
Os alunos dos 5º Anos foram selecionados, pela faixa etária, para participar das atividades, que aconteceram durante uma tarde do mês de julho.
Cleber Liberal, Educador do Projeto Quixote, conduziu as 
atividades na HK, com o apoio das professoras 
Rita, Selma e Sandra.
 As crianças tiveram a oportunidade de conhecer a história da bicicleta, algumas curiosidades, a funcionalidade de cada equipamento da bike, as várias modalidades esportivas e dicas de segurança.







Na parte prática, brincaram ludicamente com as bicicletas.







Por fim, uma grande surpresa: 10 bicicletas e capacetes foram sorteados para os participantes do BIKEXOTE, versão HK!! 


Veja as fotos dos contemplados... 

























A EMEBS HELEN KELLER AGRADECE A PARCERIA COM O PROJETO QUIXOTE, PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAÇÃO NO BIKEXOTE, EM ESPECIAL AO EDUCADOR CLEBER LIBERAL, ALÉM DAS CARINHOSAS CARTINHAS DOS FUNCIONÁRIOS DA PWC, QUE MONTARAM AS BICICLETAS!!

Nenhum comentário: