Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

2 de out de 2014

Consciência SETEMBRO AZUL se constrói na infância!

Realizamos uma Super Programação do SETEMBRO AZUL para as crianças da Educação Infantil ao 5º Ano, afinal a "Consciência SETEMBRO AZUL" se constrói na infância e se consolida na fase adulta.
O direito à Educação Bilíngue de qualidade, acessibilidade, valorização da Libras, inclusão cultural e social são temas explorados e debatidos também com as crianças, fortalecendo a Identidade e Cultura Surda e despertando
o orgulho do Ser Surdo.
Confira como foi a Semana do Surdo no período da tarde...

ABERTURA!!
O espetáculo " A CASA DO VAMPIRO" abriu as comemorações do Setembro Azul no período da tarde. O processo de criação e produção da peça ocorreram durante as aulas de Libras, disciplina que compõe a grade curricular do ensino bilíngue para surdos.

Participaram desta divertida peça os alunos da Profa. Selma do 5º Ano, orientados pela Profa. de Libras Rita Frias e a cenografia contou com a colaboração do Prof. de Arte Marcos.
Valorização da Libras na Arte e Cultura!!! PARABÉNS, crianças e profissionais, foi show!!!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/






























22/09/14 - 2ª feira - Visita ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. Grupo do programa Igual Diferente apresentou uma performance que utilizou elementos de várias linguagens, como teatro, dança, música, artes visuais e a LIBRAS, na criação de uma cena.






23/09/14 - 3ªfeira - A EMEBS Helen Keller em parceria com a Biblioteca Raul Bopp, com a Administração e o Conselho Gestor do Parque da Aclimação, contemplaram as crianças com histórias em Libras contadas pelo GRUPO êba. Uma tarde para se brincar com a imaginação, com direito a toda riqueza de detalhes e expressão corporal da Lingua de Sinais!!! 
















24/09/14, 4ª feira -  À pedido das crianças, Estudo do Meio ao Zoológico, afinal, eles adoram!! 






















25/09/14, 5ª feira - MAM: apresentação de poesia em LIBRAS com o Grupo Corposinalizante: SLAM do corpo, uma batalha de poesias entre escolas.

OS ALUNOS 
João, Gabriel, Dilson e Kaique fizeram bonito:

  subiram ao palco e INTERPRETARAM SUAS POESIAS IMPROVISADAS!


WOW!!! \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/




 







26 de Setembro, 6ªfeira - DIA DO SURDO!!
Cia. do BAFAFÁ fez o maior sucesso com as crianças com a linguagem universal da mímica e da mágica!!!
Paulo Mendes, ator e produtor da Cia. é amigo da escola há oito anos... na verdade, É NOSSO VIZINHO!! Temos a prática de promover parcerias com os moradores do entorno e assim realizamos inúmeros projetos com diferentes profissionais. 
Após o espetáculo, comemoração do Dia do Surdo com as crianças: lanche, bolo e gelinho de abacaxi e capim santo feito pelas Profas. De Educação Física Camila e Juliana! Huummmm!!







































Nenhum comentário: