Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

16 de nov. de 2014

TCA dos 9º Anos da HK: apresentação na XI Semana de Geografia da USP!!

ETNIAS e COMO VEJO SP foram os temas dos Projetos que construíram o TCA -Trabalho Colaborativo de Autoria, dos alunos dos 9º A, B e C da EMEBS Helen Keller, apresentados na XI Semana de Geografia da USP - 
Universidade de São Paulo.













 A construção do conhecimento foi um processo que estimulou os alunos à autoria e o manejo de diferentes linguagens: a leitura de mídias diversas, a escrita, discussões em LIBRAS, pesquisa científica e tecnológica, análise lógico-matemática, produções gráficas, artísticas, estudo de campo na Avenida Paulista, foto, filmagem e edição de vídeo.


Sensibilização sobre o tema, apresentação de filmes e curtas.



Aulas expositivas, leitura de textos, debates em LIBRAS

Produções escritas



Pesquisa na mídia impressa sobre como o tema ETNIA é  retratado
Produções artísticas












Como produto final os alunos produziram folders, textos argumentativos de sua autoria e editaram um vídeo em Libras

 ASSISTA!!




COMO VEJO SP  teve como objeto de estudo a história da cidade que vivemos, sua ocupação no decorrer dos anos, os diversos aspectos da sociedade no tempo, suas implicações e contrastes, e por fim, a identidade do aluno no espaço urbano.



Maquete realizada pelo aluno surdocego Gabriel, após estudo de campo na Av. Paulista















A compreensão da cidadania como participação social e política, o posicionamento de alunos e professores de maneira crítica, responsável e construtiva diante das diferentes situações sociais é a finalidade da EMEBS Helen Keller na Educação de Jovens Surdos, que partem para novos desafios no 
Ensino Médio.








 Orientador dos Projetos  Prof. Mauro - Geografia

Profs. Colaboradores  Laércio(Matemática) Daniela(História) Érica(Português) Tatiana(Ciências ) Mônica(Informática) Sandra(Libras) 
 Magaly(Guia-Intérprete)


Nenhum comentário: