ETNIAS e COMO VEJO SP foram os temas dos Projetos que construíram o TCA -Trabalho Colaborativo de Autoria, dos alunos dos 9º A, B e C da EMEBS Helen Keller, apresentados na XI Semana de Geografia da USP -
Universidade de São Paulo.
A construção do conhecimento foi um processo que estimulou os alunos à autoria e o manejo de diferentes linguagens: a leitura de mídias diversas, a escrita, discussões em LIBRAS, pesquisa científica e tecnológica, análise lógico-matemática, produções gráficas, artísticas, estudo de campo na Avenida Paulista, foto, filmagem e edição de vídeo.
|
Sensibilização sobre o tema, apresentação de filmes e curtas. |
|
Aulas expositivas, leitura de textos, debates em LIBRAS |
|
Produções escritas |
|
Pesquisa na mídia impressa sobre como o tema ETNIA é retratado |
|
Produções artísticas |
Como produto final os alunos produziram folders, textos argumentativos de sua autoria e editaram um vídeo em Libras
|
COMO VEJO SP teve como objeto de estudo a história da cidade que vivemos, sua ocupação no decorrer dos anos, os diversos aspectos da sociedade no tempo, suas implicações e contrastes, e por fim, a identidade do aluno no espaço urbano. |
|
Maquete realizada pelo aluno surdocego Gabriel, após estudo de campo na Av. Paulista |
A compreensão da cidadania como participação social e política, o posicionamento de alunos e professores de maneira crítica, responsável e construtiva diante das diferentes situações sociais é a finalidade da EMEBS Helen Keller na Educação de Jovens Surdos, que partem para novos desafios no
Ensino Médio.
Orientador dos Projetos Prof. Mauro - Geografia
Profs. Colaboradores Laércio(Matemática) Daniela(História) Érica(Português) Tatiana(Ciências ) Mônica(Informática) Sandra(Libras)
Magaly(Guia-Intérprete)
Nenhum comentário:
Postar um comentário