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A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

8 de mai de 2016

Aulas de Matemática: criativas, divertidas, acessíveis e bem planejadas!!

Criativas, divertidas, acessíveis e bem planejadas, assim são as aulas de Matemática na EMEBS Helen Keller.
Há um cuidado metodológico para que todos alunos se beneficiem, os surdos e os que possuem outra deficiência associada à surdez, pois esta é a proposta de uma escola pautada na acessibilidade e inclusão.

Faz-se o levantamento das características do grupo e individuais, suas necessidades, prioridades e a forma de perceberem o mundo.
O próximo passo é a escolha de técnicas lúdicas como jogos, brinquedos e brincadeiras direcionadas, que estimularão os alunos na construção do seu pensamento lógico matemático.
Observe algumas situações envolvendo números, relações entre quantidades,  noções de medida e cálculo com alunos dos 6º e 8º anos...Com a Profa. Bárbara, Matemática e Egler, do PACIS, que faz as adaptações de conteúdo para os alunos com múltipla deficiência.

JOGO NUNCA DEZ, utilizando o material dourado...brincando, adquirem os conceitos de unidade, dezena e centena.

JOGO DA TRILHA GIGANTE, contagem das casas sorteadas no dado reforçam o aprendizado da sequência numérica, com a participação das crianças com múltipla deficiência.

Profa. Egler do Pacis, atuando com as adaptações necessárias para a aquisição dos conteúdos trabalhados no grupo.
Noções de medida utilizando comparações do corpo dos alunos. Na lousa, realizando as anotações, a Profa. Bárabara, que valoriza a participação de aluna surdacega na atividade do grupo.
JOGO FECHA CARTA com baralho, uma estratégia para trabalhar as operações matemáticas.

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