Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

27 de abr de 2014

EMEBS Helen Keller celebra os 12 anos da Lei da LIBRAS!!

Professoras de Libras Ana e Sandra, o Professor Neivaldo e Instrutor Surdo Eduardo celebraram com a comunidade escolar os 12 anos da promulgação da Lei Federal Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, que reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão dos Surdos brasileiros, a segunda Língua oficial do país.
Iniciamos com uma palestra do Prof. Neivaldo Zovico, um dos líderes do movimento surdo nacional.






A seguir, abrimos para reflexão e debate sobre acessibilidade e o cumprimento da LEI nas instituições públicas e na sociedade. Professores bilíngues, alunos e ex-alunos participaram ativamente do evento, expondo os limites ainda existentes no uso da língua e os avanços nestes doze anos.







No final, a conclusão da importância e necessidade da troca entre as culturas ouvinte e surda para uma relação harmoniosa.


OS EX-ALUNOS que hoje frequentam o ensino médio não trouxeram boas notícias da INCLUSÃO: FALTAM INTÉRPRETES para o acompanhamento escolar deles; os poucos que existem são em número irrisório e não contemplam a demanda de alunos que concluem o Ensino Fundamental nas escolas de surdos. 

"CONHECER O UNIVERSO SURDO significa respeitar a sua língua, a Libras, essência da sua Identidade e Cultura, aliás, como a de todo cidadão!
A troca entre mundos e culturas é necessária e saudável, porém a esmagadora maioria ouvinte precisa reconhecer, que os Surdos são uma minoria linguística e historicamente, enfrentaram e enfrentam barreiras dificílimas para conquistar o direito básico à COMUNICAÇÃO. 
A luta e sofrimento os tornou AGUERRIDOS e tomo isso como algo positivo, esta é a forma de dizer:
" Ei, estou aqui, eu EXISTO, sou cidadão como você!"
POVO SURDO, GUERREIRO, AVANTE!! "
Profa. Sandra Farah  ¨\o/¨

Nenhum comentário: