COMO VEJO SÃO PAULO, projeto interdisciplinar em processo de desenvolvimento com alunos do Fundamental II, tem por finalidade resgatar a história da cidade que vivemos, sua ocupação no decorrer dos anos, seus contrastes e por fim, refletir a identidade de cada aluno com o espaço urbano.
O projeto culminará em produções artísticas, cujo tema é COMO VEJO SÃO PAULO, sob a perspectiva do aluno!
As discussões aconteceram durante as aulas de Geografia, História e Português com os alunos dos 9º Anos e se estenderam pela Avenida símbolo de São Paulo, a PAULISTA: alunos e professores percorreram à pé, da Praça Osvaldo Cruz no Paraíso à Consolação, onde retornaram de metrô à estação Ana Rosa. Durante o estudo do meio, os professores chamavam atenção dos alunos para fatos do passado e do presente, com intervenções sobre os principais elementos urbanos
de cada quarteirão.
Lembrando que, em 2013, projeto semelhante foi realizado com os alunos da manhã no Centro Histórico de São Paulo, este se encontra publicado no blog!
|
Início da caminhada no Paraíso |
|
Parque Trianon |
|
Vão do MASP, palco de manifestações com as lideranças surdas em 2013 |
|
Conjunto Nacional |
Nestas salas estudam alunos com outras deficiências além da surdez, dois cadeirantes/ Pcs, um surdocego, uma aluna com baixíssima visão e alguns surdos com deficiência intelectual...
|
Gabriel, surdocego, em visita à Exposição no Conjunto Nacional |
|
A aprendizagem se processa pelo toque |
|
Exploração tátil plena, a mais desejável |
|
A informação se complementa pela Libras tátil |
|
Carol e João Vitor, surdos, PCs e cadeirantes |
Uma das mães, teve a oportunidade de vivenciar esta aula aberta com a filha Carol, surda, cadeirante e PC.
Para os profissionais da EMEBS Helen Keller, as barreiras são apenas um detalhe, demandam estudo e planejamento, nunca serão motivo de exclusão para a aprendizagem.
FICA A MENSAGEM!!
As produções artísticas serão postadas assim que forem concluídas.
Parabéns aos Professores Mauro, Dani, Érica e Magaly por mais este projeto em equipe!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário