Há 62 anos, a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez.
Sob a luz de novas legislações, ampliou-se o atendimento e hoje somos referência na educação de alunos com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções
Para melhor atender esta demanda, a escola oferece o
PACIS - Projeto de Apoio à Construção da Identidade Surda, um trabalho individualizado com professores altamente capacitados. As atividades são planejadas de acordo com o perfil de aprendizagem de cada aluno, sempre com o propósito de desenvolver habilidades e
elevar a auto estima em vivências cotidianas.
Para ilustrar o trabalho do Pacis, selecionamos o
Projeto Culinária desenvolvido pelas Profas. Egler e Bete às quartas-feiras com alunos surdos e com múltipla deficiência do período da manhã: Priscila e Allan surdocegos, Daniella e Andreza, surdas, com deficiência intelectual e autismo.
O processo de aprendizagem apoia-se em experiências concretas: explorar os sentidos, o valor nutritivo dos alimentos, a textura, o passo a passo de uma receita, os sabores, a higiene.
O registro é realizado em 3D em caderno próprio, trabalha-se a Libras e a escrita do vocabulário.
Entre as inúmeras receitas que serão realizadas até o final de ano estão o Bolo de Chocolate, o de Cenoura, o de Fubá Cremoso e o Formigueiro...também a receita de gelatina, de torta salgada, patês, biscoitos, vitaminas e sucos de frutas!!
Para realizar estas atividades, a escola possui um ambiente acolhedor próximo à Horta Escolar, uma casinha no bosque da escola totalmente aparelhada, a "Saberes e Sabores". Os recursos materiais e ingredientes são viabilizados com o apoio da Equipe Gestora da HK.
Esta é mais uma especificidade da EMEBS Helen Keller, além da educação de alunos surdos em todos os níveis e períodos.
É para TODOS que trabalhamos cada dia mais pela qualidade e excelência de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário