Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

23 de set de 2015

Abertura da Semana do Surdo, SETEMBRO AZUL HK!!


É SETEMBRO AZUL NA EMEBS HELEN KELLER!!

Na abertura da Semana do Surdo, dia 22 de setembro, contamos com a presença do Braz Rodrigues Nogueira, Diretor Regional de Educação - DRE Ipiranga, do seu Assessor Oriovaldo Campos e Carlos Alexandre do CEFAI.


Em seu discurso, Braz externou seu apoio à Educação Bilíngue para Surdos, como também às demandas da causa surda.







O Prof. Neivaldo Zovico realizou uma palestra em Libras sobre o Movimento Surdo Nacional e a falta de conscientização da sociedade quanto à Identidade e Cultura Surda. 
A Profa. Luciana Paz foi a Intéprete de Libras no evento.










O aluno Matheus do 9ºAno, Presidente do Grêmio Estudantil HK, iniciou a campanha do Ensino Médio Bilíngue para Surdos.




Na platéia, alunos , ex-alunos, profissionais da HK, mães, estudantes de Universidades e de cursos de Libras. 




Após a palestra do Prof. 
Neivaldo Zovico, foi realizada uma visita ao Memorial HK, que contém um acervo de 63 anos de história na Educação de Surdos de SP e, por fim, nossos convidados participaram de um café com os professores.







GRATIDÃO pela valorização do nosso trabalho!

"Na abertura das comemorações da Semana do Surdo as crianças da EMEBS Helen Keller assistiram ao espetáculo teatral "Feio" baseado na obra O Patinho Feio. 
Ao final do espetáculo houve roda de conversa com a produtora e atores. 
A peça é linda e as crianças amaram!
Parceria da EMEBS Helen Keller com a Biblioteca Raul Bopp." - 

Por Alessandra Rosalen.





No período noturno, repetimos a programação da manhã...






Nenhum comentário: