Dia 23 do SETEMBRO AZUL, abordamos a formação do aluno surdo, a preparação para o mercado de trabalho e a experiência de SURDOS que já trabalham.
Os ex-alunos Lucas e Fernando contaram suas trajetórias desde a infância, o ingresso na escola HK, a aquisição da Libras e do Português na modalidade escrita. Ao concluírem o ensino fundamental II na HK, optaram pela continuidade da formação em escolas bilíngues para surdos, por não referendarem a inclusão praticada nas escolas públicas.
Fernando conseguiu, com seu esforço, uma bolsa integral no Instituto Santa Teresinha, concluiu o ensino médio e ingressou no curso de Pedagogia da FMU.
Lucas está cursando o ensino médio no SELI, também uma escola bilíngue para surdos de caráter privado.
Henrique Puga, pai do aluno Gabriel, fez uma palestra muito interessante e informativa sobre os inúmeros cursos ministrados pelo SENAI. Ao final, Henrique e Kátia, orientadora educacional do SENAI, esclareceram as dúvidas dos alunos sobre os cursos.
A palestra repetiu-se no período noturno.
|
OS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS JULIANA E WESLEY, NO SEU PRIMEIRO TRABALHO OFICIAL PELA CENTRAL DE LIBRAS DA PMSP |
|
Kátia, Orientadora Educacional do SENAI |
|
Palestra do SENAI no noturno, com Luciana Paz realizando a Interpretação em Libras. |
Para completar as reflexões e discussões do dia, apresentaram-se para os alunos dois Surdos já inseridos no mercado de trabalho, Roberto Pascucci e Paullo Viera, contando toda sua experiência, as barreiras e desafios que enfretam diariamente.
Uma animada gincana marcou as festividades da Semana do Surdo para as crianças da educação infantil e fundamental I, coordenada pela Profa. Juliana de Educação Física e com apoio e participação de todos profissionais do período.
"Em comemoração ao Dia do surdo, hoje os alunos da EMEBS Helen Keller puderam participar da gincana esportiva, houve uma preocupação ao selecionar as brincadeiras, pois o objetivo foi com que todos participassem, aqueles com dificuldade de locomoção e também de compreensão de regras. O que facilitou a participação foi o critério de composição das equipes, mistas de diferentes idades, e de estágios de língua, estimulando assim a cooperação. Agradeço a todos que me auxiliaram na prática: professores, instrutores e a estagiária Denise, que se demonstrou tão solícita."
Profa. Juliana. Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário