Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

6 de mar. de 2012

Gabriel, surdocego,também "reconstrói" a história da EMEBS HK











Levamos a turma do Gabriel, aluno surdocego, à Biblioteca Raul Bopp no Parque da Aclimação.

Demos a volta no prédio e através do tato ele constatou que era uma "escola bem menor" que a nossa atual.

Estas atividades práticas são fundamentais para o surdocego perceber o mundo que o cerca e assim adquirir o conhecimento.

O próximo passo será construirmos com ele uma maquete tátil do município de SP com os 4 endereços que a escola HK já teve: Santana, Ipiranga, biblioteca do Parque da Aclimação e Rua Pedra Azul, tbm na Aclimação.
__
We've brought Gabriel, our deaf-blind Student, and his class to Raul Bopp Library at Aclimação Park.

We've walked around the library building and Gabriel realized by touching the walls that this space is actually smaller than the current one.

This kind of practical activity is essential to deaf-blind people. It allows them to understand the world and by doing that they can acquire learning.

The next step will be to build a tactile maquette with Gabriel. It will be a maquette of São Paulo City and it will include all 4 places where Gabriel has been to together with Helen Keller School: Santana, Ipiranga, Raul Bopp Library and Pedra Azul St, the last one also located at Aclimação neighbourhood.

Nenhum comentário: