Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

28 de mar de 2012

Inauguração Oficial da Quadra Coberta


A inauguração oficial da quadra coberta da EMEBS Helen Keller aconteceu na noite 26 de março em evento muito significativo.
Fomos prestigiados com a presença do Secretário de Educação Alexandre Schneider, do amigo jornalista da Folha Jairo Marques e Basílio, craque lendário do Corinthians.
Também compareceram técnicos de SME e professores de outras DREs, além de toda comunidade escolar HK.
Alunos dos períodos da manhã e noite disputaram medalhas em jogo inaugural.
O craque Basílio dá o pontapé inicial...
A quadra ficou ESPETACULAR!!
EMEBS HK 60 anos.

The official Indoor Court opening happened this March 26th. It was a great and meaningfull event to all of us at Helen Keller School.
Some people joined us during this special moment: Alexandre Schneider, Municipal Secretary of Education, Jairo Marques, Folha de São Paulo Journalist and Basílio, the legendary Corinthians Soccer Team Player.
There were also people who work at Municipal Education Department as well as Teachers who work in other schools. Besides, Students and all Helen Keller Comunity joined us.
Students from morning and night classes fought for medals in this opening match.
The Player Basílio kicked the ball for the very first time...
And the court is amazingly beautiful!

Nenhum comentário: