Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

15 de mar. de 2012

Jornada Pedagógica das Escolas Municipais De Educação Bilíngue para Surdos

Centenas de professores especializados na área da surdez se reuniram na EMEBS Helen Keller para trocar experiências, discutir práticas e refletir sobre o uso da LIBRAS dentro da Proposta Bilíngue da Secretaria Municipal de Educação.
Foi uma grata surpresa constatar o crescimento do número de profissionais nas
6 EMEBS. Professores de Educ. Infantil, Fundamental I/II e gestores se unem pela qualidade e excelência na Educação dos Surdos em SP.
As discussões acontecem também por disciplinas, em grupos de formação.
Destaque para a perfomance em LIBRAS do Prof Bruno sobre as plantas, partes e funções, que não se intimidou diante do desafio e dos profissionais que lotaram o auditório HK.
A Jornada acontece nos dia 15 e 16 de março e os grupos de formação por disciplina acontecerão durante todo ano.

Hundreds of Teachers specialized in Deaf Teaching Area got together at Helen Keller School to exchange experiences, discuss the best way of teaching Deaf Students and think about the usage of Brazilian Sign Language according to the Municipal Bilingual Education Propose.
It was a pleasant surprise to verify the lastest growing of professionals working nowadays at all the six São Paulo City Bilingual Schools. Kindergarden Teachers, Elementary Teachers, Junior High Teachers and the Head School Crew are joined by the Deaf Education quality and excellence in São Paulo City.
Discussions also happens in each area/subject Teachers teach.
We would like to highlight the Brazilian Sign Language performance made by Teacher Bruno about plants, their components and functions. He didn't get ashamed as he accepted it as a challenge in front of all his colleages who were crowding the Helen Keller School auditorium.
The Education Meeting happened March 15th and 16th. All over this year it will happen seminars that it will discuss the best ways of teaching Deaf Students.

Nenhum comentário: