Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

14 de abr de 2012

EMEBS HK na 11ª REATECH

Alunos e professores da HK estiveram presentes em mais esta edição da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.


A REATECH conta com 300 expositores das mais novas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para pessoas com deficiência, em uma área de
32 mil m2.
O evento já faz parte do calendário da comunidade surda de São Paulo e dos profissionais da área.




A grande novidade deste ano para a EMEBS HK foi o espaço reservado às alunas do noturno, que puderam expor e vender seu artesanato e ficaram realizadas com a oportunidade.








IMPERDÍVEL!!



Clique no título e conheça a REATECH.


HK' Students and Teachers attended the International Fair of Technology in Rehabilitation, Inclusion and Accessibility's last edition at the Centro de Exposições Imigrantes in São Paulo.
There were about 300 expositors at REATECH this year. They presented the lastest technologies in acessibility as well as products offered to people with disabilities, in a total area's space of 32.000 m2.
This event is already in São Paulo's Deaf Community Calendar as well as the professionals who work in this field.
This year, the biggest news was a reserved space for HK's night time Students. They were allowed to expose and sell their homemade work and they were so happy about it.

Nenhum comentário: