Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

29 de abr de 2012

TDAH é tema de discussões dos profissionais da HK

O prof. Marcos Medeiros, que participa da formação no Grupo
 de Trabalho em DOT/Educação Especial, trouxe para o horário de Jeif da EMEBS Helen Keller a discussão da última reunião em SME: o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade, causadora de prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos dois contextos diferentes, geralmente em casa e na escola/trabalho.


A contribuição do Prof. Marcos foi acolhida com dúvidas, 
questionamentos e sugestões de estratégias para lidar com estes alunos.






Estas discussões são sempre bem-vindas pela riqueza de informações e

 reflexões, estimulando a troca de experiências entre os profissionais e a 

avaliação das práticas pedagógicas na Unidade Escolar.



Valeu, Marcos!!


Clique no link e saiba mais...http://www.universotdah.com.br/



Teacher Marcos Medeiros has been joining a course offered by Municipal Education Department which has been studying some Teaching/ Learning Issues. He brought to our school during a Teacher's meeting the highlights of Attention Deficit Disorder with Hyperactivity. That's a syndrome characterized by desattention, hyperactivity and impulsitivity and it brings to children problems in two different contexts: at home and at school/ work.
This value contribution of Teacher Marcos was held with doubts, questionings and suggestions made by HK Teachers about how to deal with these Students.



This kind of discussions is always welcome, because they bring us so many informations and reflections. It is always great to exchange with colleagues experiences and new ways of dealing with these Students. 
Thanks, Marcos!!

Nenhum comentário: