Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

29 de abr de 2012

Projeto ÁGUA...sob múltiplos olhares







Durante os meses de março e abril, os professores do Fund II desenvolveram um interessante projeto interdisciplinar com os alunos dos períodos da manhã e noite, cujo tema foi a "ÁGUA".





O trabalho levou à reflexão e conscientização da comunidade escolar em relação à cultura de preservação da água,  mostrando suas múltiplas formas de uso e a sua importância para a vida no planeta e para a história dos povos.





Também estudaram os diferentes seres que vivem nos rios, mares e lagos e conheceram histórias de seres lendários.








 O trabalho interdisciplinar gerou produções incríveis e várias instalações tomaram conta dos espaços da escola!!














A ação conjunta dos professores sob múltiplos olhares 
proporcionou aos alunos ricos momentos de construção
de conhecimento, reflexão e conscientização ambiental.




Parabéns aos Professores Fund II !!



During March and April, Junior High Teachers developed a very interesting multi subjects project with their Students. Teachers worked together with morning and evening Students and the project theme was "water".

This work brought reflection to Students: School Comunity got aware of water preservation, as well as being able of use water in very different ways. So, Students realized how important water is to all kinds of lives in Earth Planet and to all people's history.
       Students studied fauna and flora which habitat is rivers, oceans and lakes, too. Water legends and myths were also studied by the Students.
       This multi subjects work came to incredible works and art installations made by our Students. And they are all over school!!
     This work developed by a great part of our Teachers gave to Students so rich moments when they were able to build their own reflection, conscientization and knowlegde about the environment. 


Congrats to our Junior High Teachers!!



Nenhum comentário: