Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

17 de mai de 2012

Censo-inclusão 2012, um ato de cidadania!

    
Odirlei Faria, Coordenador da equipe de acessibilidade do censo-inclusão 2012, esteve na EMEBS Helen Keller nos períodos diurno e noturno para orientar e esclarecer dúvidas sobre o Programa da Secretaria da pessoa com deficiência e Mobilidade Reduziada.


O censo-inclusão pretende realizar um amplo levantamento e cadastramento das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo.


O formulário apresenta 2 versões, no papel e na internet, sendo esta última recomendada para surdos, cegos e pessoas com baixa visão por conter ampla acessibilidade em cada modalidade.



Os resultados do censo-inclusão servirão para melhorar e ampliar os serviços nas áreas da saúde, transporte, educação, cultura e lazer, entre outras.





Num ato de cidadania, os alunos participaram da palestra e do preenchimento do formulário e Odirlei acompanhou todo processo. 




Nossos agradecimentos ao amigo Odirlei e Mariana pelo interesse e disponibilidade em oferecer acessibilidade e informação à nossa comunidade escolar!!



Odirlei Faria, 2012 Inclusion Census Acessibility Coordinator, was at Helen Keller School during the morning and evening time to help our Students about what is the census and how to answer it along the Reduced Mobility and Physical Disability People Department Program.
The Inclusion Census expected to calculate and subscribe a large number of people with reduced mobility and physical disability all along the city of São Paulo.
There are 2 different versions of the Inclusion Census form: in paper and on the internet. The internet version is the recommended one to deaf people, blind people and people with severe visual loss, since it contains a great number of options which allows acessibility to all modalities.

All the collected results will be used to improve and enlarge all the services in health, transport, education, culture and pleasure areas, along many other ones.
In a great citizenship experience, all the students attended the lecture as well as they filled the form. Odirlei was there along all the experience to help our students if they needed.
Our special thank to our friends Odirlei and Mariana for all the kindness and help in offer acessibility and information to our school community!!

Um comentário:

Anônimo disse...

olá tenho interesse de ver o quais as perguntas, sou de Jataí Goiás e pretendemos fazer um censo em nossa cidade. meu e-mail é tybouchina@hotmail.com

obrigada