Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

19 de mai. de 2012

Organização Cidades sem Fome traz mais um importante projeto para HK:" Horta nas escolas"


A Organização Cidades sem Fome é mais uma importante 

parceira da EMEBS HK ligada ao meio ambiente.





A proposta da ONG nas escolas é desenvolver
 com alunos e professores oficinas práticas de plantio em hortas, resgatar a cultura alimentar brasileira e criar estilos de vida mais saudáveis.




O projeto  utiliza de maneira racional os espaços existentes nas escolas para a produção de alimentos e cria um conjunto de atividades onde professores e alunos vivenciam diferentes conteúdos, propiciando a prática da  interdisciplinaridade. 


Nas reuniões iniciais, Hans Dieter Temp, responsável pelo projeto e keu Stigma apresentaram a proposta à Direção, Coordenação Pedagógica da HK e professores.
As etapas seguintes foram a escolha do local, poda do mato, preparo da terra, realização de "corredores de acesso" e início do plantio..
                      

 















A participação no projeto Horta nas Escolas representa um meio importante de produção de conhecimento, educação ambiental, de organização e participação em comunidade.















Nossos agradecimentos ao amigo Keu Stigma pelas informações e por nos ceder as fotos. 










Cities without hunger is the newest and important partnership to Helen Keller School in environment area.
This Non Governmental Organization Program proposes to develop seeding and sowing in gardens with students and teachers, expecting to rescue good habits of feeding as well as good and healthy ways of life.
This program uses in a reasonable way all the spaces in schools to produce food -  fresh vegetables. So teachers and students can actually live the experience of seeding and sowing at the same time they can learn and improve their socializing.
During the first meetings, Hans Dieter Temp, the person in charge of this project and Keu Stigma showed the propose to the HK direction, coordination and teachers.
The next stages were choosing the place to make the garden, pruning the bush, preparing the soil and the ways to get to the garden. And then we're able to get started... 
We're being able to join this project represents an important way of teaching/ learning. It will bring us environment education as well as community organization and participation.
We're gonna keep on updating all the activities records, along the maintenance of our garden and then the harvest.

Our special thank to our friend Keu Stigma for all the information and pictures.


Nenhum comentário: