Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

1 de mai. de 2012

TRILHA URBANA em Libras

Através de uma parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e o Conselho Gestor do Parque da Aclimação, a EMEBS Helen keller realizou com seus alunos o 
Programa TRILHA URBANA em Libras.

Os alunos foram preparados anteriormente com um "power point" sobre a história do Parque, sua fauna e flora.
  
                                                                           
                                                                                   


Durante 2 dias, 18 turmas percorreram a TRILHA monitorada em Libras, munidos de roteiro de observação.




A finalidade do programa é estimular a percepção e a reflexão do meio, despertando a sensibilização e a conscientização socioambiental. Além da fauna e flora, os aspectos históricos e culturais do local também foram valorizadas durante a TRILHA URBANA em Libras.



                











As atividades do programa propiciaram aos alunos uma nova leitura da realidade, pois puderam repensar sua relação com o meio ambiente e conhecer a história do bairro e do espaço onde a escola está inserida, ao lado do Parque da Aclimação.


 







EMEBS Helen Keller, Parque da Aclimação...

Suas histórias, fauna e flora se misturam no tempo e no espaço.


http://www.equipetrilhasurbanas.pro.br/



In association with Municipal Environment Department and Aclimation Park Council, Helen Keller School Students went in a trail named as Urban Trail, all explained in Brazilian Sign Language.
Students got prepared before going in this trail by watching slides explaning the fauna, flora and history of Aclimation Park.
During two days, 18 classes went in this trail fully explained in Brazilian Sign Language and all of them have an observation programme, too.
The target of this programme is stimulating perception and reflection of environment. It is aimed to let Students to be aware and sensitized of environment as well. Fauna, flora and historical aspects were valued during the Urban Trail. 
All activities provided a new knowledge of reality to our Students: They could rethink of their own relationship with this environment as well as getting to know the neighborhood history where Helen Keller School was founded. 
Helen Keller School and Aclimation Park:

Their histories, fauna and flora are mixed up in time and space. 

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente trabalho, digno a caminho da inclusão! Divulgue também nas redes sociais este blog!!