Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

1 de abr de 2015

O momento chegou...e de repente você percebe que o tempo voa mesmo!

Professora Mônica Royg encerra o ciclo de 26 anos de trabalho na EMEBS HK, dedicados ao ensino de alunos da Educação Infantil ao Fundamental II.

"O momento chegou...e de repente você percebe que o tempo voa mesmo....Nesse momento tão especial, quero agradecer à Deus...aos meus pais que me deram todas oportunidades para ter tido uma boa formação, às minhas queridas amigas que me acompanharam nesse caminho, as que me receberam quando cheguei na EMEDA Helen Keller, muitas delas já aposentadas e as outras que estiveram comigo até essa data. Lembranças tenho muiitass, momentos felizes, grandes mudanças, alguns momentos tristes, algumas histórias de alunos inesquecíveis, nos ensinando que persistência, força de vontade e superação faz toda diferença...agradeço essa escola super especial que me possibilitou crescer como ser humano. Agradeço à todos que muitas vezes me deram forças para continuar apesar de todas dificuldades que encontramos pelo caminho. Cada uma de vocês estará sempre no meu coração...obrigada !!!!!...Beijosss.."
Professora Mônica Royg, 31 de março de 2015.







Alguns momentos de sua trajetória profissional...






























 Mônica, você escreveu várias páginas da história de lutas e conquistas da educação de surdos na cidade de São Paulo, especialmente na HK!!
Que você tenha o retorno das suas contribuições em alegrias e felicidade!
Missão cumprida de forma brilhante, PARABÉNS!!






"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso".
Charles Chaplin

2 comentários:

Monica Conforto disse...

Que lindo San.... já estou chorando!!!! Bela e merecida homenagem!!!! Mô viva este novo momento com saúde e alegria!!! BJKAS

Mallu50 disse...

Fiquei emocionadaaa...obrigada Sandra pelo carinho,rever um pouco da minha trajetória na escola foi muito especial,obrigada a todos que me acompanharam nessa caminhada,um beijo a todos alunos que de alguma forma pude contribuir em sua formação...a escola Emebs Helen Keller sempre estará no meu coração.