|
Profa. Egler |
As crianças da Educação Infantil se beneficiam do ambiente linguístico em Libras, assim que ingressam na EMEBS.
O processo de aquisição de linguagem e língua se dá naturalmente em meio à convivência com seus pares, o que propicia, também, o desenvolvimento de auto estima elevada, a construção de sua identidade e apropriação da cultura surda.
|
Identidade Surda começa na infância! |
A partir do estabelecimento da comunicação viso-espacial, a Libras, os conceitos, valores e regras são transmitidos às crianças e os acontecimentos do cotidiano passam a ter significado.
Este processo se desenvolve através de atividades dirigidas e o ingrediente lúdico é o toque especial, que confere ao ambiente uma sensação prazerosa de aprendizagem!!
Confira alguns destes momentos...
|
Prof. Marcos, Arte-Educador da HK |
|
Aquisição da Libras durante as refeições e o ensino de hábitos alimentares saudáveis |
|
...o surdo aprende a valorizar as mãos, ferramentas da comunicação |
|
Na adaptação ao ambiente escolar... |
|
Brincando, se aprende a socializar! |
|
A convivência com seus pares desenvolve a auto estima elevada! |
|
Aquisição da Libras, como referência,o Instrutor Surdo, Prof. Juscelino |
|
Aprendizado de regras e consciência corporal |
"O atendimento à criança na EMEBS Helen Keller é realizado com base na pedagogia visual e da infância, que busca articular suas experiências e seus saberes com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o seu desenvolvimento integral. A EMEBS acompanhará o desenvolvimento das crianças nos diferentes estágios, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, linguístico e social, integrando família, escola e comunidade, oferecendo-lhes o conhecimento de LIBRAS como primeira língua e da cultura surda." - sobre o atendimento da Educação Infantil no Projeto Político Pedagógico da EMEBS HK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário