Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

29 de ago. de 2015

Projeto de LIBRAS " EU FAÇO A HISTÓRIA"

PROFA. YO TANAKA e alunos do 2ºano
Era uma vez... uma concha, uma escumadeira, 
um cabide, uma pá, uma vassoura e um caneco,
que viviam esquecidos numa cozinha. 
Cansados de não serem usados para nada, partiram 
para uma aventura: se uniram num só corpo
e se transformaram num boneco!!


O contexto sedutor e instigante do livro foi o tema gerador para o PROJETO " EU FAÇO A HISTÓRIA" da Profa. Yo Tanaka, durante as aulas de LIBRAS com alunos dos 2ºanos 
das Profas. Rita e Luciana.







O lúdico, a imaginação e as brincadeiras estiveram presentes nas atividades, despertando o gosto pela leitura e promovendo momentos prazerosos de ampliação e uso da LIBRAS.

O PRAZER EM PROTAGONIZAR!!!

























A linguagem artística aflorou com  a criação de personagens, a confecção de cenários e da maquete.






 Este é o caminho do especialista para um desenvolvimento linguístico pleno em sucesso: planejamento, criatividade, dedicação e competência.

...e as crianças só têm a ganhar em aprendizagem, diversão e emoção...

PARABÉNS PROFESSORAS E ALUNOS!!

Nenhum comentário: