Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

16 de mai. de 2015

Profa. Vera, aposentada e feliz!! PARABÉNS!!!!

Dia 13 de maio de 2015, mais uma grande profissional se despediu da comunidade Helen Keller, a Profa. Vera Cristina...saiu a sua aposentadoria!
Em 29 anos de intenso trabalho na educação de surdos, realizou inúmeros projetos como professora de ensino fundamental, foi Coordenadora Pedagógica, Orientadora da Sala de Leitura e no último ano, integrou a equipe gestora como Assistente de Diretor de Escola.











Faz parte de uma geração de professores com um diferenciado acúmulo de experiências e conhecimentos na área, por ter vivenciado as principais transformações na educação de surdos. 


Em 29 anos, foram muitas lutas e conquistas, credencias que nos levaram a participar da elaboração das atuais políticas públicas de inclusão.




















O fator mais significativo e que faz toda diferença na carreira de um profissional, é manter a criatividade, motivação e compromisso do primeiro ao último dia de trabalho: este é o legado deixado pela Profa. Vera para os alunos, professores e funcionários da EMEBS Helen Keller!!











Vera, você nos fará muitíssima falta, mas precisamos soltar as amarras que nos unem, agradecer por todos estes anos de parceria compartilhada e desejarmos felicidade, saúde e muitas alegrias à você e a todos os seus.














Abaixo, uma mensagem escrita pela Profa. Vera à comunidade escolar HK:



"Queridas amigas, amigos, alunas e alunos da EMEBS Helen Keller: este é o primeiro dia do resto da minha vida...pois é...acordei e lá estava meu nome no Diário Oficial, estava lá mesmo: APOSENTADORIA DEFERIDA. EEEEEE!!!! 
Chegou o dia!!!
Fui à escola para encerrar o que havia começado e esvaziar meu armário. Armário carregado de 29 anos de história profissional, história que não vivi sozinha, não é amigas???
Cheguei na HK em fevereiro de 1986, completando 21 anos...quantos alunos passaram por mim? Incalculável...kkkkk. Trabalhei em todos os segmentos da escola e vivi intensamente cada momento. A Sala de Leitura foi minha maior paixão, 18 anos de atividades interessantes, festivais de teatro e incentivo à literatura surda. As apresentações eram esperadas por todos onde compartilhávamos as construções e nos divertíamos muito...terei muita saudade desse tempo!!
Sofremos juntas todas as dificuldades que permeiam a educação especial mas saboreamos muitas vitórias !!
Mantive os meus ideais durante todos esses anos e despeço-me com a certeza de "missão cumprida" deixando uma parte do meu coração com todos vcs!
Agora...no primeiro dia do resto de minha vida...me reinvento...sou dona do meu tempo...
Obrigada a todos por termos vivido juntos uma linda parte da minha própria história!!!
Beijos carinhosos,
Vera Cristina Teixeira Rodrigues - professora, aposentada e feliz!!!!"

Nenhum comentário: