Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

22 de mai. de 2015

Projeto Lar: a Libras contextualizada em vivências significativas do cotidiano em ambiente familiar!!

2015 nos contemplou com um presente valioso: Alessandra Mara Franco Rosolen, Coordenadora Pedagógica da HK
Tarde de comemoração com bolo, pipoca, filme e brincadeiras garantiram momentos de interação, aprendizado e muita diversão entre a turma do infantil e o primeiro ano no projeto de vivências LARuma casa completa!!
Profa Egler






Arte educador Prof. Marcos Medeiros
















"O Projeto Lar tem como proposta imergir todos os grupos de alunos (surdos, surdocegos, com deficiências múltiplas) na Língua de Sinais o mais cedo possível, dentro de um ambiente real e familiar para que possam construir a própria visão de mundo deles, além de promover vivências significativas do cotidiano em uma casa, em um ambiente onde se utilize meios próprios de comunicação, tais como LIBRAS, Braille, LIBRAS tátil e demais alternativas de comunicação não verbal."
"Atividades que favoreçam um contexto real serão utilizadas para o desenvolvimento do projeto: culinária, higiene e cuidado pessoal, atividades domésticas e outras necessárias para resolver situações que ocorrem dentro de uma residência, principalmente, conhecimentos matemáticos, científicos e de participação social."
Projeto Político Pedagógico HK/ 2015

Nenhum comentário: