Muitas crianças surdas, ao iniciarem a vida escolar, têm pouco ou nenhum conhecimento da Libras, por serem provenientes de famílias de ouvintes e, frequentemente, fazem uso de sinais caseiros ou de códigos familiares.

É na escola bilíngue para surdos, que a criança é apresentada e exposta a um ambiente linguístico rico em Libras e a partir deste contato, iniciam-se os processos de desenvolvimento linguístico, cognitivo e cultural e de construção da identidade surda.
A atenção visual de crianças surdas é fundamental para a aquisição e desenvolvimento da Libras, pois elas conhecem e apreendem as coisas do mundo através da visão – e isso inclui imagens, movimentos, cores, expressões – além da própria língua.
Outro aspecto importante: o uso da Libras implica na capacidade de realizar configurações de mãos nem sempre simples para coordenação motora de uma criança.
Cabe ao professor do Componente Curricular Libras, buscar estratégias para trabalhar e entreter o campo visual do surdo, estabelecendo as condições necessárias para aquisição da Libras.
Dentro desta concepção de ensino para crianças, a Profa. Eugênia Tanaka, a Yo, criou o Projeto "Cada um conta a sua história": trata-se de contações de historias em Libras, protagonizadas pelos alunos do 2º Anos, que constroem seus personagens e utilizam ludicamente os objetos cenográficos nas suas histórias.
Nas fotos, a paródia "Os Três Jacarezinhos", personagens representados por fantoches de papel.


SURDO
O Surdo é uma pessoa que em virtude de sua
perda sensorial auditiva profunda, constrói seu
pensamento e cultura através da linguagem visual e
gestual, e tem a LIBRAS como língua materna e oficial.
LIBRAS
A sigla LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais.
É a língua materna do surdo usada e difundida nas
comunidades surdas, como dispõe no decreto
nº.5626/05, que regulamenta a Lei nº. 10.436. Possui
estrutura gramatical própria, que não está vinculada a
língua oral, no nosso caso a língua portuguesa.
Na composição da LIBRAS, um fator importante é
expressão corporal e facial.
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